domingo, 7 de junho de 2009

Que a viagem continue!

Caros companheiros de viagem,

Deixei passar quase uma semana para de forma mais fria vir aqui falar sobre este nosso projecto comum. A verdade é que ainda não consigo pôr em palavras tudo que se passou nestes últimos seis meses, e de forma mais intensa nestes últimos 15 dias.
Para mim (e para nós Vozes), foi um enorme privilégio estar ligado a tão grande construção. Enquanto compositor, ou melhor dizendo empreiteiro musical, todo o processo foi riquíssimo e de uma aprendizagem enorme. Foi algo irrepetível.
Ter em Janeiro um grupo tão heterogéneo de pessoas, ter apenas um ponto de partida, o Brasil, e chegar a Junho com um espectáculo como aquele que fizemos, parece, a quem não esteve envolvido, impossível.
Várias vezes perguntaram-me, já depois da apresentação, se eu esperava isto, ou se tinha superado as minhas expectativas... a verdade é que, tal como respondi, desde Março acreditei que fosse tal e qual. Senti logo aí que tínhamos tudo para fazermos umas Histórias do Sul originais, musicalmente de qualidade, pedagógicas e mobilizadoras de um público que como todos sentimos, vibrou connosco.
O que fizemos, e pondo toda a modéstia de lado, foi bom. E foi bom a muitos níveis. Acima de tudo o que mais me alegrou foi a maioria ter descoberto qualidades e caminhos que se calhar até agora estavam adormecidos. Foi terem sido artistas na mais nobre acepção da palavra. E isso traz de certeza uma nova abordagem naquilo que fazemos na sala de aula. E esse foi o principal objectivo deste projecto de formação artística e pedagógica.
Falando de futuro... para já gostava de manter este blogue. É uma excelente ferramenta para irmos divulgando o trabalho uns dos outros. O Luís disse no jantar que dia 18 de Junho toca às onze da noite no Contagiarte, ouviram? Bom, este espaço é o sítio ideal para divulgarmos concertos, acções de formação, programas com interesse, vídeos, tudo que nos possa manter activos e atentos e nos faça crescer nas duas dimensões: a artística e a pedagógica. Neste blogue quero continuar a saber de todos que estiveram nas HS. Por aqui quero pedir ajuda na construção de um qualquer adereço, de um qualquer argumento para um espectáculo, quero no fundo continuar em contacto com todos. É para já a forma de continuarmos esta viagem.
Haverá mais viagens? Não sei, mas garantidamente haverá mais motivos e oportunidades para trabalharmos juntos. Mantenham-se atentos... aqui no blogue.
Boa viagem!

7 comentários:

  1. Desde o dia 1 que espreito o blogue todos os dias sem muita coragem para escrever...uma recusa (in)consciente de um "fim de viagem"!
    Mas como o Jorge diz a viagem não terminou:continuará por aqui e não só, até que venham outras viagens!
    A cada um dos meus companheiros de viagem deixo um grande bem haja pela sua contribuição para os fantásticos momentos vividos ao longo deste tempo juntos.
    A partilha de experiências, ideias, etc, contribuiu para o meu crescimento como pessoa e professora!:)
    Um grande bem haja à equipa técnica, Teresinha,Carlos, Manuela e Miguel.
    Foi tudo muito bom!

    Às "Vozes",
    a partir de agora, onde vocês estiverem, estarão também as Histórias do Sul. Serão sempre o nosso ponto de encontro!

    Já viram que responsabilidade?! ;)

    beijinhos para todos

    P.S: irei deixar um dvd com a Teresinha, com alguns dos meus vídeos caseiros para quem quiser! Até breve

    ResponderEliminar
  2. Olá! Sou o Orlando. Para quem não se lembra , sou de Goa, lembram-se? Muito tinha para dizer mas senti-me plagiado pelos que me antecederam. De facto quase tudo que sinto já foi muito bem descrito por eles. Ao lê-los também os meus olhos marejaram… porque estava a viver a cena
    No dia seguinte ao espectáculo, quando passei pela Casa da Música, senti imensas saudades dos momentos ali passados e da qualidade do convívio e das pessoas com quem tive o privilégio de lidar.Com todos me senti muito bem.
    No primeiro dia confesso que me senti um pouco deslocado: eram todos muito jovens, eu não sabia música, etc. pensei mesmo em desistir. Felizmente não o fiz e agradeço a todos o facto de rapidamente me sentir integrado.
    Aqueles”Vozes da Rádio”!!!! Eu já os conhecia de actuações deles a que tinha assistido. Apreciava-os muito mas tinha a ideia que eram um pouco distantes, talvez por serem bons…Engano… São muito próximos, uns bons mestres e óptimos amigos. Fomos de facto uma família e por isso não é de estranhar que estejamos a estoirar de saudades.
    Adorei participar no espectáculo, diverti-me imenso não me sentindo no palco, mas a participar na festa.
    Tenho também muitas saudades dos momentos dos camarins, antes de entrarmos..
    Tenho pena de não saber todos os nomes dos participantes.. eram todos bem dispostos e muito simpáticos. Lembro o David (guitarra). Foi fantástico comigo e sempre muito disponível.
    O nosso encontro no Triplex foi inesquecível, para mim um 2º espectáculo… e acena de procura do carro da Andreia, Miguel?
    Isto não pode terminar assim ….Fico na esperança de receber um desafio para nem que seja de novo juntarmo-nos para um jantar.
    Abraços para os meninos e beijinhos para as meninas

    Orlando

    ResponderEliminar
  3. Orlando que saudades!então quem é que não se lembra de ti!
    Eu alinho no jantar!
    E afinal o que se passou com o carro da Andreia?

    bjs para todos!

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Orlando,
    fico muito grato pela partilha de tanta conversa (ainda que ficásse sempre a sensação de pouca). Para mim, o Orlando foi o exemplo de força e disposição para que tudo chegásse a bom porto, sem dúvida uma peça fundamental desta nau.
    Querida Renata,
    A cena do carro da Andreia, ela contar-te-á oportunamente, pois eu também não percebi se era do sono ou a falta de um GPS no telemóvel(que tanta falta faz a pessoas como eu).

    ResponderEliminar
  5. Renata,
    Como estavamos todos eufóricos depois do Triplex a Andreia perdeu o norte e como não tinha GPS, como dis o Tomi, prdeu o carro...temos que lhe fazer justiça, aquela zona é um emaranhado de ruas que é fácil perder o norte... :)

    Tomi
    Mal estaria a nau se eu fosse uma peça fundamental,onde ela estaria....a caminho da India, ou no fundo do mar?
    Tá bem eu sei que és muito gentil...
    Pra mim foste uma revelação na tua outra faceta.. um bom espectáculo aquele do Triplex!!!!

    ResponderEliminar
  6. O Orlando inscreveu-se no início com o meu endereço de email, por isso o comentario dirigido à Renata e o Tomi vem com o meu nome , Maria do Céu Gonçalves, mas de facto é do Orlando

    ResponderEliminar
  7. Renata,
    Como estavamos todos eufóricos depois do Triplex a Andreia perdeu o norte e como não tinha GPS, como dis o Tomi, prdeu o carro...temos que lhe fazer justiça, aquela zona é um emaranhado de ruas que é fácil perder o norte... :)

    Tomi
    Mal estaria a nau se eu fosse uma peça fundamental,onde ela estaria....a caminho da India, ou no fundo do mar?
    Tá bem eu sei que és muito gentil...
    Pra mim foste uma revelação na tua outra faceta.. um bom espectáculo aquele do Triplex!!!!

    Orlando

    ResponderEliminar