segunda-feira, 29 de junho de 2009

Souvenirs

Hoje as VdR estiveram no Festival Harmonias Internacionais II, em Águeda. Foi fantástico, organizado pelo nosso Luis Soares. Fez-me recordar a força de outras histórias ;)
As Fotografias são da Andreia.
Bem hajam!!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sugestão

Ola amig@s,

Como alguns já sabem, estamos (eu e a minha família) em vésperas de partida (prevista a meados de Agosto) para a província mais a norte de Portugal...

Antes de começarmos as nossas Historias do Norte, gostava de rever todos os que me enriqueceram num mega pique nique (não é para o Guiness Book!) no parque da cidade dia 12 de Julho as 16 horas.

Seria uma boa oportunidade para fazer um mini revival das Historias do Sul... Fica aqui a sugestão...

Tragam comes e bebes, instrumentos musicais, vozes, bolinhas de sabão, pistolas de água, marionetas, teatros, e muitas outras brincadeiras

bj

Sophie & co.

PS: vamos estar na zona entre o Pavilhão da Agua e a casa da banho (!), entrada da Circunvalação

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Harmonias Internacionais


Olá Amigos

Já que é para divulgar...

Convido-vos a estarem presentes no próximo dia 28 de Junho no Cine Teatro São Pedro, em Águeda, no espectáculo Harmonias Internacionais.

Para além da participação do meu coro (Grupo Coral Jovem da ARCEL) participará a Escolanía de Segóvia,Espanha e os FAMOSOS VOZES DA RÁDIO.


Espero a vossa visita.







quinta-feira, 18 de junho de 2009

Presença das Formigas e não só

Caros,

Como disse, gostava que este espaço permanecesse vivo com as notícias do que vamos fazendo. Gostava que cada um de vocês aproveitasse o blogue para nos fazer saber os espectáculos em que participa, que aconselhasse um livro, um curso, que dê uma dica... enfim, que as Histórias do Sul continuem a servir para aprendermos uns com os outros.

Assim, e antecipando-me aqui aos participantes, relembro o concerto de amanhã do Luís Oliveira com o grupo Presença das Formigas, no Contagiarte, na rua Álvares Cabral, a partir das 23 horas.

Antes porém, às 21 horas, no auditório Escola de Música Óscar da Silva, de Matosinhos (Rua Álvaro Castelões), a Sofia Leandro e colegas da Universidade de Aveiro apresentam-se em concerto.

Música de Câmara para aperitivo, Formigas para Ceia.

Encontramo-nos amanhã!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Companheiros de viagem,

parece incrível, mas de facto é impossível não repetir o que já muitos disseram e muitos mais sentem...foram seis meses mais marcantes do que o que esperaríamos, talvez, e rever os vossos rostos no agora e reviver os momentos a que as fotos nos reportam, sermos brindados com esta amostra do dia D que há tanto esperávamos, faz-me ficar com pele de galinha. Obrigada. Quero repetir, é possível? Ou talvez não. Importa seguir viajando. E voltarmos sempre ali, como se de um lugar se tratasse, para apanharmos um pouco desse calorzinho bom do mar do sul e nos impregnarmos de energia para fazermos frente aos caminhos poeirentos e à bravura dos oceanos, para sabermos, inclusivamente, sair deste certo sul, com o que aprendemos e criámos e fomos...e reinventarmos novos pontos cardeais.
Encontrar-nos-emos por aqui? No vasculhar das nossas memórias? Com as Formigas esta Sexta? E que tal outros jantares? Conheço a Filomena que faz uma cachupa de comer e chorar por mais, ali já pertinho, no jardim de S. Lázaro, ou numa sardinhada em Matosinhos. Seria bom ver-vos de novo, desta vez com o gps que o vil Orlando me acusou de não ter. Enfim, foi um momento de ver branco, que logo logo me passou, enfim... Para os que perguntaram...tinha estacionado numa rua pequenita e não a encontrei à primeira, mas os cavalheiros TomYorlando lá me acompanharam na saga, não sem, claro, perder oportunidade para me atirar esse momento à cara...enfim, o que se há-de fazer?...
...Mandar um beijinho a todos os que directa ou indirectamente estiveram ligados a este projecto, agradecendo e desejando-vos a invenção de novos rumos.

Uma pequena amostra...




Bom dia a todos,

Depois de tudo o que escreveram... deixo aqui alguns excertos desse grande momento que todos sentimos na Casa da Música no dia 1.

Não me tem sido fácil explicar a quem não esteve lá o que senti neste projecto...
Foram muitas semanas de acompanhamento e desenvolvimento, de uma criação artística expontânea e genuína, de uma salutar entre-ajuda e aprendizagem.
Também eu aprendi e senti tudo o que aqui foram descrevendo.
Por vezes um pouco distante e concentrado no trabalho. Aos poucos fui me apercebendo que todos estávamos a descobrir caminhos e linguagens novos e que em nós estava também o espírito de criança...

Para além de todas as possíveis análises estéticas, técnicas e artísticas sobre a forma como resultou o espectáculo... Algo se sobrepõe a tudo isso:
No dia 1 senti que demos a mais de mil crianças a alegria, a descoberta, um mundo novo criado do nosso imaginário.

A comunicação existe quando há feedback de retorno. Naquele dia a música, a dança, os cenários e as imagens deixaram com certeza marcas em muitas daquelas crianças e em muitos de nós, atingindo o propósito deste projecto.
A mensagem foi transmitida. A emoção estampada nas caras das crianças e de todos os intervenientes foi fruto de uma viagem bem conseguida... Para quando uma nova viagem ?

Obrigado a todos pela partilha, amizade e pelos bons e inesquecíveis momentos passados :)

Beijos e abraços,

Carlos F.