AZULÃO, AZULINHO, BEIJA-FLOR, BICO DE VELUDO, BICUDO, BIGODINHO, BOIADEIRO, BREJAL, CABOCLINHO, CABOCLINHO CHAPEU CINZENTO, CABOCLINHO BARRIGA PRETA, CABOCLINHO LINDO, CABOCLINHO VERDADEIRO, CAMBACICA, CANÁRIO DA AMAZÔNIA, CANÁRIO DA TERRA, CANÁRIO TIPIO, CARDEAL, CARDEAL AMARELO, CARDEAL AMAZÔNIA, CIGARRINHA COQUEIRO, CIGARRINHA DO NORTE, COLEIRA BAIANO, COLEIRA DO BREJO, COLEIRA DO NORTE, COLEIRINHA, CORRUIRA, CORRUPIÃO, CRAVINA, CURIÓ, GALO DA CAMPINA, GALO DA CAMPINA, PANTANEIRO, GARIBALDI, GATURANO... e muitos, muitos mais, são nomes de pássaros do Brasil. Em sites como este (clicar aqui), podem encontrar centenas de nomes.
Muitos nomes de aves, foram já inspiração de grandes canções como Tico-tico no Fubá, Patativa ou Codinome Beija-Flor.
O que hoje vos ponho aqui, é para divertir um pouco mais este fim-de-semana cinzento. Trata-se de um momento fantástico de Rogério Skylab, uma figura suficientemente doida para ser muito idolatrada pelas Vozes da Rádio. Há uns 6 anos atrás ouvimos várias vezes este "Matador de Passarinho" nas nossas viagens.
A mensagem não é para ser levada a sério... a sugestão, ou inspiração sim... e está na forma como o nome dos pássaros aparece na letra da canção. Na fantástica apresentação do Grupo que desenvolveu trabalho à volta sobre os sons da Amazónia, ouvimos "Tucano", "Arara", mas penso que podemos aproveitar ainda mais as cores dos nomes das aves.
O que se pode fazer apenas com nomes de pássaros... fantástico!
ResponderEliminarE pensar que às vezes se procura tantas palavras, cheias de significado para, por exemplo, uma canção.
Depois de ver este vídeo e recordando outros trabalhos semelhantes pus-me cá a observar... e reparei que, utilizando palavras simples ou sem grande significado, a música ganha outro relevo...não acompanha apenas as palavras mas existe com as palavras!
Confuso? É do fim de semana cinzento!Ainda bem que o sol começou agora a brilhar!:)
Bom trabalho!