sábado, 31 de janeiro de 2009

Carnaval

Olá boa gente!
Como estamos perto do Carnaval, seria intressnte publicar ideias para se explorar na sala de aula. Aliás, ideal seria mesmo na próxima sessão realizar-mos algo ligado a esta época. Que acham?
Beijos e abraços.

Pássaros e mais pássaros

AZULÃO, AZULINHO, BEIJA-FLOR, BICO DE VELUDO, BICUDO, BIGODINHO, BOIADEIRO, BREJAL, CABOCLINHO, CABOCLINHO CHAPEU CINZENTO, CABOCLINHO BARRIGA PRETA, CABOCLINHO LINDO, CABOCLINHO VERDADEIRO, CAMBACICA, CANÁRIO DA AMAZÔNIA, CANÁRIO DA TERRA, CANÁRIO TIPIO, CARDEAL, CARDEAL AMARELO, CARDEAL AMAZÔNIA, CIGARRINHA COQUEIRO, CIGARRINHA DO NORTE, COLEIRA BAIANO, COLEIRA DO BREJO, COLEIRA DO NORTE, COLEIRINHA, CORRUIRA, CORRUPIÃO, CRAVINA, CURIÓ, GALO DA CAMPINA, GALO DA CAMPINA, PANTANEIRO, GARIBALDI, GATURANO... e muitos, muitos mais, são nomes de pássaros do Brasil. Em sites como este (clicar aqui), podem encontrar centenas de nomes.

Muitos nomes de aves, foram já inspiração de grandes canções como Tico-tico no Fubá, Patativa ou Codinome Beija-Flor.

O que hoje vos ponho aqui, é para divertir um pouco mais este fim-de-semana cinzento. Trata-se de um momento fantástico de Rogério Skylab, uma figura suficientemente doida para ser muito idolatrada pelas Vozes da Rádio. Há uns 6 anos atrás ouvimos várias vezes este "Matador de Passarinho" nas nossas viagens.

A mensagem não é para ser levada a sério... a sugestão, ou inspiração sim... e está na forma como o nome dos pássaros aparece na letra da canção. Na fantástica apresentação do Grupo que desenvolveu trabalho à volta sobre os sons da Amazónia, ouvimos "Tucano", "Arara", mas penso que podemos aproveitar ainda mais as cores dos nomes das aves.


Boa Viagem!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

1 de Junho - Bilhetes

Os bilhetes estão disponíveis para reserva desde o dia 26 de Janeiro, segunda-feira.
Para reservar deverão enviar um e-mail para Teresa Coelho. Podem telefonar para saber pormenores, mas as reservas deverão ser feitas por e-mail e serão consideradas conforme a ordem de chegada. Devem indicar o nome da escola, o nº de alunos e professores, ano lectivo que frequentam, o contacto telefónico e nome da pessoa responsável pelo grupo. Devem também indicar se pretendem reservar bilhetes para o concerto ou para o ensaio geral.
As reservas dos bilhetes serão mantidas até ao dia 15 de Abril 2009.

11h00-Ensaio Aberto – só para as escolas onde leccionam os formandos das Histórias do Sul - Gratuito
15h00-Concerto: Escolas e Público em Geral (a partir dos 4 anos)-2€

Reservas de convites: Por defeito, todos os formandos têm direito a 2 convites para o concerto (1 de Junho às 15h00), devem confirmar se querem ou não esses 2 convites por e-mail até ao dia 15 de Abril de 2009, a partir desta data, os lugares ainda disponíveis poderão ser disponibilizados para as escolas em geral.
Se tiverem dúvidas podem ligar para a casa da música ou enviar um e-mail.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Let's call the whole thing off!

Fico muito satisfeito por este blogue começar a ser útil para quem o consulta. Já serviu de inspiração e ajuda para uma aula e só por isso já valeu a pena ser criado. Este é aliás um dos objectivos das Histórias do Sul: é elas serem inspiradoras para todos nós, na actividade docente.
A questão linguística, que já foi abordada aqui em pelo menos dois textos, é mais um dos caminhos a seguir. Falar das diferenças, das pronúncias, da língua tupi-guarani, dos neologismos e até mesmo do calão (sem exagerar!), tem de ser base de uma música. Boa, é claro. Podemos aproveitar a actualidade e usamos o acordo ortográfico como partida... ou não.
Para abrir o leque, sirvo-me de George Gershwin, para mostrar como as diferenças de pronúncia podem ser bem musicais. Divirtam-se, porque temos o Fred Astaire connosco!
Boa viagem!

Nhenhenhém

Enquanto preparava uma aula encontrei algo que me fez sorrir e talvez esteja relacionado com Histórias do Sul...
Ora vejam:

"A gente, diariamente, usa certas expressões, como O pior cego é aquele que não quer ver, mas não tem idéia de como elas surgiram e o que significam.
Muitos desses ditados são seculares e foram exportados para o Brasil, com algumas pequenas alterações feitas pelo povão.



Deixar de Nhenhenhém

Significado: Conversa interminável em tom de lamúria, irritante, monótona. Resmungo, rezinga.

Histórico: Nheë, em tupi, quer dizer falar. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles não entendiam aquela falação estranha e diziam que os portugueses ficavam a dizer “nhen-nhen-nhen”.


Eh! Eh! Eh! Desta não sabia eu!
E vocês?

Penso que um dos grupos estava a trabalhar a parte dos índios... aqui fica mais uma palavra Tupi com história!

Como se vê, gosto muito de Nheë...Nheë...

Fico por aqui!
Bom trabalho!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Gosto tudo que eles fazem "Palavra Cantada" em especial este poema canção.


Criança Não Trabalha
Arnaldo Antunes
Composição: Arnaldo Antunes / Paulo Tatit


Lápis, caderno,chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate, band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. pega-pega, papel papelão
Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha
1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez


www.palavracantada.com.br/ - 15k -

Lendas e mitos

Vejo que muitos são já contribuintes destas histórias. Ora bem-vindos, cronistas desta viagem! Esperamos agora os vossos contributos.

Hoje, lanço já pistas para a próxima sessão. Vamos ter de fazer músicas para algumas lendas do Brasil. Proponho que cliquem aqui e leiam as lendas do Boitatá, da Mula-sem-cabeça, do Saci-Pererê, do Boto, é claro, e da Mãe-D'água. Será esta Mãe-D'água a mulher ideal para o Boto? Vão pensando nisso.

Boa viagem!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Como se inscrever no Blog

Ora bem, a inscrição parte primeiro de um convite que o administrador (histórias do sul) irá fazer a cada participante. Só depois cada um irá receber um -mail e inscrever-se (ou não, caso já tenha uma conta) no Blogger.

O e-mail será algo deste género:

O utilizador do Blogger Histórias do Sul convidou-o para contribuir para o blogue: Histórias do Sul.
Para participar neste blogue, visite:
http://www.blogger.com/... (aqui um endereço para cada pessoa)
Terá de iniciar sessão com uma Conta Google para confirmar o convite e começar a enviar mensagens para este blogue. Se ainda não tiver uma Conta Google, iremos mostrar-lhe como obter uma em apenas alguns minutos.

ALERTA-SE PARA O FACTO DE ESTE E-MAIL PODER IR PARA A PASTA DE SPAM OU JUNK MAIL.
(Já aconteceu isso connosco, por isso vão olhando para o "lixo")

Continuando...

Tal como explica no e-mail:

- se o convidado já tem conta aberta no blogger então basta colocar o e-mail e a password e seguir os passos;

- se o convidado não está inscrito no blogger tem de o fazer criando um novo e seguindo os passos. Neste caso receberá a seguir outro e-mail deste género:

Bem-vindo às Contas do Google. Para activar a sua conta e verificar o seu endereço de e-mail, clique no seguinte
http://www.google.com/accounts/endereçodecadaum
Se clicar no link acima e não funcionar, copie e cole o URL numa nova janela do browser.Obrigado por utilizar o Google.

Bom, comecemos a convidar... qualquer coisa que nos queiram perguntar... já sabem: enviem-nos um e-mail!

PS: Se repararem do lado direito na parte dos "contribuintes" já temos algumas vozes inscritas! Mas é um exemplo de quem já tem conta no blogger!

Vinicius

Espero que esteja tudo bem a bordo. Ficámos todos muito satisfeitos pela forma como correu ontem a primeira etapa. E já há muitas ideias para dia 7 de Fevereiro.
Para servir de ilustração ao que ontem falámos sobre as figuras do Brasil que nos podem servir de inspiração, fica aqui um vídeo com um canção feita a partir de um poema infantil de Vinicius de Moraes.
Boa viagem!

domingo, 25 de janeiro de 2009

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009