terça-feira, 21 de abril de 2009

(informação importante, ler com calma e paciência)

Caros formandos,

Como sabem, o Programa de Sala do concerto Histórias do Sul já está a ser preparado e gostaríamos de contar com o vosso contributo para o enriquecer.
Era importante que me fizessem chegar via postal ou e-mail desenhos dos vossos alunos que tratem dos mitos e lendas do Brasil, como a mula sem cabeça, o maracanã, os índios, a mãe d’água e os outros temas que vão ser abordados no concerto.
Pedia-vos que não se esquecessem de os identificar devidamente:
Nome do aluno, ano de escolaridade e nome da escola.

Podem enviar fotos, caso tenham alguma foto interessante que queiram partilhar, identifiquem o autor (muito importante).
Por exemplo, se a Amélia tiver fotos das alunas a construírem os paus de chuva podíamos eventualmente integrar essa foto no programa de sala, se não houver fotos, devemos pelo menos fazer referência que a turma X da escola tal foi a responsável pelos paus de chuva.

Gostaria também que houvesse uma referência aos formandos que estão envolvidos na construção dos adereços maiores ou com tarefas mais específicas, se não me engano havia uma voluntária que estava a construir o Boitatá (que se acuse pf) e, por exemplo, a Sophie que tem sido a nossa coreógrafa de serviço.

Agora não me estou a recordar de mais nenhum caso, mas, se tiveram ou vão ter responsabilidade extra digam. Não quero formandos melindrados, a construção do espectáculo é um trabalho de equipa mas quando há um formando que toma para si uma tarefa mais complexa, deve ser reconhecido, não concordam?

Os 2 convites para o espectáculo vão ser entregues na próxima formação dia 3 de Maio, em mão. Só vou entregar às pessoas que me mandaram um e-mail a dizer: “eu quero os 2 convites a que tenho direito”.
Quem ainda não mandou o e-mail a dizer que quer, pode enviar o pedido entretanto que ainda vai a tempo.

O prazo de levantamento dos bilhetes para o concerto, que já estavam reservados, termina a 30 de Abril (próxima 5ª feira). Os bilhetes que não forem levantados serão entregues às pessoas/escolas em lista de espera, de acordo com a ordem de chegada do pedido.


Dúvidas e esclarecimentos liguem 220 120 240, ou escrevam para o meu e-mail.

Beijinhos e até breve

Teresa Coelho

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ola sireias-mães dagua e os outros,

Para recapitular, e como disse a Marta, era fixe se tivessemos todas:
- cabeleiras compridas e enfeitadas (verdadeiras ou falsas)
- uma cintura com faixas compridas ou uma saia comprida cortada no sentido do comprimento para fazer alguas, com coizinhas brilhantes.

Já que a nossa música não é muito "bailante" e até um bocado meditativo-contemplativa, estava a pensar fazer movimentos lentos como neste vídeo por ex:
http://www.youtube.com/watch?v=thG7qAb-ho4&feature=related (não liguem a vestimenta ! Nos não vamos de bikini! Mas os tecidos atados aos pulsos ficam bem aqui)

Se alguém ou a Casa da Musica nos pudesse arranjar estas faixas: http://www.youtube.com/watch?v=eJiDWRWh574&feature=related dava um efeito muito engraçado e apelativo para o público. Não era necessariamente para as mães dagua mas para qualquer outro momento do espectaculo que fale de agua. (só pus este vídeo por causa das faixas, e não das sereias!!!)

A Marta propos este vídeo: http://www.youtube.com/v/ZESS7BVq9lY&hl=pt-br&fs=1

Bj

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Filmes, filmes, filmes...

Cá volto à carga com a história dos filmes. O Carlos Figueiredo anseia, precisa, sofre à espera dos vossos filmes!
Relembro alguns "novos" que falamos na última sessão, servindo-me do alinhamento para explicar exactamente o que é necessário:
1º O Boto - as imagens aquáticas. Líquidos! Texturas que nos façam sentir debaixo de água! Mar, rio, torneira, Luso e até Frize Natural! Mandem!!!!
2º Tempestade (no mar) - a viagem para Sul. Falámos na última sessão num filme animado em que o dedo liga no mapa a Europa ao Brasil, ou que percorre o globo velho que há lá em casa ou na escola. O desenho do lápis que segue para baixo... o movimento descendente que nos vai fazer perceber o percurso! Mandem!!!
3º Dança tribal - Esta tem coreografia. Haverá texturas sobre o vermelho, cor dos índios e da selva.
4º Frutos e árvores - ainda que não tenhamos reflectido sobre este momento, parece-me que árvores, frutos e terra serão bem vindas.
5º Sem palavras - a ver...
6º Sons da Amazónia - a ver...
7º Asas à imaginação - Pássaros. Fotos ou vídeos. Será que se conseguem alguns pássaros tropicais?
8º Boitatá - também a ver
9º Valsa das sombrinhas - o mesmo...
10º De cá para lá - os filmes dos brasileiros a dizerem de onde vieram e dos portugueses que estão lá. Mandem!!!!!!
11º Saci-Pererê - o mesmo...
12º Nhem-nhem-nhem-nhem - FOTOS! Folclore, rendas de bilros, galos de Barcelos, vinhas, bois de Parintins e do Gerês, artesanato português e brasileiro. Tudo que encontrem de típico!
13º Mãe d'Água - Vídeos de água e de movimento. Filmes com estradas, caminhos, filmadas em movimento. Filmar o vento! Mandem!
14º Mula-sem-cabeça - outro a pensar...
15º Maracanã - Pés, bolas, multidões!
16º Até Bach... - Imagens de Bach, Vivaldi, Haendel e outros compositores. A isto vamos juntar imagens tropicais: Carmens Mirandas, araras, escolas de samba...
MAAAANNNDEMMMMM!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Decisões da última sessão

Companheiros de viagem, a última sessão, ainda que pouco concorrida, por motivos vários, foi bastante produtiva, pois começamos a construir estruturas fixas e definitivas para o nosso espectáculo final.
A partir de hoje começaremos a colocar aqui as estruturas das músicas, bem como outras informações/conclusões do passado dia 4 de Abril.

MUITO IMPORTANTE

A roupa está decidida! Depois de consultarmos vários especialistas na matéria, e entre uma espetada de polvo e um cheesecake, achámos que TUDO DE PRETO, será uma excelente solução. A virtude de tudo preto, além de uniformizar e de nos permitir movimentações discretas em palco, permite (e desde que a indumentária seja velha) que se coloque umas aplicações de velcro, onde de música para música, podemos transformar a nossa imagem. Outra das conclusões é que será literalmente na cabeça que iremos mudar de cenários. Por exemplo, os 10 índios já nomeados para a canção tribal, irão construir o seu chapéu de penas. O mesmo acontecerá para os sacis e para outras músicas que tenham qualquer tipo de representação e/ou coreografia. No chapéu estará o mote para a música (ou vice-versa...)
Todos os adereços estarão em palco atrás de algo (provavelmente umas caixas) que serão por um lado cenário, por outro "esconderijo" desses mesmos adereços.

MUITO MUITO IMPORTANTE

O programa de sala é feito por nós! Não completamente, mas o que desafiámos toda a gente presente a fazer foi enviar O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL desenhos, textos, explicações para as diversas músicas que temos no nosso alinhamento. Façam-no no contexto de sala de aula, envolvam os alunos e desenhem sacis, mulas-sem-cabeça, índios... expliquem cada um dos momentos com palavras que os míudos percebam e ilustrem as nossas Histórias do Sul. Depois enviem-nos isso O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL. O Marketing da Casa da Música tem de ter este material até final de Abril para construir o programa de sala. Se não tiverem meios para digitalizar com boa resolução os desenhos produzidos, enviem por correio normal, para a Casa da Música, Serviço Educativo, ao cuidado da Teresa Coelho.

Boa viagem. Amanhã há mais

terça-feira, 7 de abril de 2009

Toca a trabalhar


Olá Pessoal!

Sou do grupo da Amazónia e queria mencionar, que estou a tentar construir um ocen drum para criar o efeito sonoro da água. Para além disso, já tenho alguns paus de chuva construídos.

Na próxima sessão vou ver se não me esqueço de levar todo o material que conseguir reunir para o nosso tema. A propósito, já alguém pensou numa letra para o tema principal da Amazónia?? Se me relembrarem a melodia, posso tentar....
Estes paus de chuva ainda não estão concluídos, e foram realizados por meninos de 5º ano da escola de Miragaia, por isso...
Bom trabalho.

Amélia