quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

No mar da dança

E num mar de sugestões, cá fica mais uma...um quê de dança. Penso que em certos momentos poderia funcionar como uma imagem num livro de estórias, fazendo o público inferir significados, antecipando a "leitura" da história que contaremos.
Para me explicar: imaginemos que o Boto na sua viagem até ao Brasil passa por outros sítios/países, representáveis pelas suas danças tradicionais, como a pizzica italiana, a sousta grega, danças africanas, etc e tal; ou então vincar a diferença de ritmos de Portugal e do Brasil deitando mão ao folclore, aventurando-nos, eventulmente, no vira nazareno, nos pauliteiros de Miranda, e , do outro lado, no samba, forró, ...
Ou então, e porque pertenço ao grupo 7, poder-se-ía deitar mão a esta ideia de dança/imagem, para concretizar o mar e os universos que a ele relacionámos na primeira sessão. Partindo do percurso implícito nas sequências que apresentámos com, primeiro, "O mar enrola na areia", as gaivotas, os pescadores, a ondulação do mar podem ser facilmente sugeridas por uma coreografia; em seguida, com o trecho da "Pequena Sereia", com um ritmo já mais rápido a sugerir-nos o movimento/início da aventura, temos as sereias/o mar alto; a tempestade, a turbulência, por seu turno, poderiam ganhar corpo literalmente - seria teatralizar o espectáculo recorrendo à dança e à expressão corporal.
Estas não são mais do que concretizações da minha linha de pensamento, e deixo, assim, o mote para que a discussão aconteça e possamos criar juntos algo que nos venha de dentro.
Para terminar, e já que de dança falo, agarrando na ideia fantástica de criarmos uma música com o tupi-guarani, as "brincriações" da língua, recorrendo às pronúncias distintas, aos segundos sentidos,... , poderia ser engraçado termos qualquer coisa do género no final, com um ritmo que contagiasse a vontade de dançar e, com ou sem uma coreografia, pôr a plateia a cantar e a dançar connosco.

Boa viagem?! Já viajando!...

1 comentário:

  1. Ola, podem contar comigo para as danças tradicionais da Grécia, Itália, Croácia, etc.

    ResponderEliminar